domingo, 1 de outubro de 2017


Texto e Imagens: Ribas Machado
Imagens: MOS Toyota
Agradecimentos:                  
- Emerson Alionis                
- Washington "Otaku Gattai"
- Fly Felipe                           



A imagem/capa acima não está tecnicamente perfeita, não tem boa iluminação, boa diagramação, bom detalhamento e bla bla bla mas... E daí!!?? O que importa, e o que fez com que ela (imagem) estivesse na capa, hoje, o que importa é o fato dela, MESMO TENDO DEFEITOS TÉCNICOS (como o evento também teve), até por isto, tão bem representar, corporificar a alma deste fim de semana!

Um fim de semana feliz, leve, puro, limpo, profissional, com muito conteúdo/coisas/situações/pessoas exclusivas mas, ao mesmo tempo, tranquilo, sem onda, sem frescura e sem blindagens DESNECESSÁRIAS... Como todo evento do tipo deveria ser...
Obs: Para quem não sabe, não reconheceu, não entendeu, a foto acima registra o momento em que a (super) DUBLADORA Úrsula Bezerra, após animada e gentilmente "se entregar", no sábado, a um auditório abarrotado (e antes de atender, sem nenhuma onda, uma enorme fila de fãs -foto abaixo-) parou, sem pensar duas vezes, para ouvir um representante (que não estava programado, nem nada e, simplesmente, subiu no palco e correu até ela) de MAIS UMA nova geração de seus fãs!!

O que mais, o que mais??

Ah sim!!

Esta publicação é melhor aproveitada em tela grande 
(PC, por exemplo)

Só isso??

Então...

É...
Pois é...
Não nego e, ao contrário, faço questão de contar aqui, neste começo, que (para quem não sabia) eu estava como convidado/júri cosplay neste evento...

Inicial e oficialmente...
  • Convidado pela Organização do AGF para julgar o desfile, as apresentações individuais e as em dupla, do Domingo...


E (em razão de problemas, que sempre acontecem em eventos deste porte, problemas estes que acabaram tomando -muito- mais o tempo da Organizadora -e amiga- Roseli Tamura, do que ela mesma gostaria), acabei também sendo (e fiquei muito feliz, pois gosto e respeito muito essa turminha)...
  • Convidado pelo Grupo Cosmix/Página Cosplay é Coisa Séria para participar do Júri do seu (deles) Desfile Cosplay de sábado (justamente no lugar da amiga que, no sábado, já estava desdobrada em muitas, o que, por um lado, é batuta pois seria bom termos muitas Roselis no mundo, mas, também é perigoso, pois mais um desdobramento, muito provavelmente, não seria supimpa pra sua -dela- saúde)
 (FOTOS: Otaku Gattai)
(FOTO: Fly Felipe)


Mas pq estou contando isto tudo agora, pq este início tão, aparentemente, cabotino, desta cobertura?????

Simples!! 1º pq eu sempre amo oportunidades de (voltar a) participar deste mundo (e sempre me orgulho disto e quero contar pra todo mundo hauhauhauha) e 2º para que todo mundo, que passe por aqui, saiba que EM TESE, esta cobertura deverá e poderá receber algum filtro, afinal eu não mantive (e nem tinha como manter) o devido distanciamento que, numa situação dessas, deveria manter mas, como, também, não existia (na minha cabeça e coração) a opção de NÃO trazer (pra vocês) a cobertura deste evento, tive que (também) me desdobrar e fazê-lo...

EXPLICADO!?

Maravilha!!

Ah! Vale explicar também que, acreditem, eu não aceito dar meu nome, minha cara, meu tempo para um evento que não acredito, portanto saibam que, se por um lado, minha participação/proximidade possa atrapalhar a cobertura (por aliviar meu lado ranzinza), por outro, ela participação/proximidade, acaba sendo (pra vocês) uma prova de que eu acredito/respeito e já, previamente, fucei este/aquele determinado projeto/evento!

E (finalizando com o falatório, prometo!!) especificamente do AGF eu só tenho a falar bem pois, por mais que, sim, ainda tenham melhorias significativas a se fazer, fato é que descobri, desde a edição do ano passado, quando lá no AGF pisei pela primeira vez, que este evento é organizado por um grupo com cara, com exterior de marrento OK!! Mas com um interior preocupado, humilde e totalmente aberto à críticas que os levem a poder proporcionar o crescimento e a melhora constante de um produto (gratuito) para sua região/cidade!!

Não por acaso, lembro que no ano passado, todas as minhas observações foram lidas (afirmo isto, pois a organização respondeu, explicou e aceitou/debateu uma a uma) e, muitas, melhoradas/lapidadas foram trazidas para esta edição, edição que tive carta branca para fuçar em tudo e, com isto, confirmar que não fora enrolado em 2016...

Alias, carta branca é pouco!! Eu tive foi a "credencial do dono"!!

E, com ela (e com o posto no júri/apuração de TODAS as competições cosplay dos dois dias) eu pude verificar e confirmar que o evento que eu já adorava, ainda conseguiu MELHORAR MUITO!

E, nos proporcionar, em um ambiente de tranquilidade e segurança, uma experiência (ainda gratuita) capaz de...

  


(...) nos trazer, dentre outras atrações desta edição 2017, representantes, míticos, de alguns dos maiores clãs/escolas/famílias da dublagem nacional, me refiro a...
  • Úrsula Bezerra



E...
  • Gilberto Baroli

(Sim, como a Úrsula, ele também fez questão de atender todos os fãs, após o bate papo oficial)

AH! SIM!!

Lógico que, graças à simpatia e gentileza deles, eu não perdi a oportunidade de...
  • Filmar uma brincadeira (que deixou os três "ajudantes" super emocionados), seguida de um papo muito batuta, com a Úrsula:

  • Bater um papo especial com o Gilberto, onde ele, além de algumas brincadeiras com a voz, ainda contou/explicou, em detalhes, todo o ocorrido com os episódios do anime Ribon No Kishi (A Princesa e o Cavaleiro).
Obs: Isto (o papo com o Baroli) foi maravilhoso mas também trágico, pois agora eu já não sei mais se "Ribon No Kishi" me deixou fã da obra do Mestre Osamu Tesuma OU SE, sem saber, me deixou fã do Gilberto Baroli, OU DE AMBOS!!!    :)


(...) mudar sua Área de comida "para dentro" e seu palco (externo) de shows para bem perto (da área interna do evento):
 



 
 




(...) continuar trazendo atrações para fãs de diversos "segmentos" como, por exemplo (mas não só) Kpop e Moda Japonesa e várias salas temáticas:











 (espaço acima, onde ocorreu um desfile de moda harajuku, organizado pela VAMP, que vai me matar quando souber que eu perdi -pois não consegui me desdobrar, snif snif)







(...) não esquecer, apagar ou desrespeitar seu passado, sua historia, sua origem, tradição...



Nos apresentou um novo grupo (COSMIX/ Cosplay é Coisa Séria) à frente dos concursos cosplays a partir desta edição:





E esta patota nova (já bem antiga em coberturas aqui do OI) trabalhou bastante e já começou a colocar sua cara e competência nos concursos...


 


Proporcionando competições, com dezenas de participantes,


Que, alias, tiveram os seguintes resultados:

  • Desfile do 1º dia:

  • Desfile do 2º dia:

  • Apresentações (simples e em duplas) do 2º dia:


















Enfim...

Esta edição foi capaz de MUITA COISA batuta, pois, é fato que real e inegavelmente...


MUITO MAIS COISA ACONTECEU



E você que teve preguiça de sair de casa e(ou) não quis gastar menos de R$ 15,00/dia (quem não pode, está desculpado) com ônibus intermunicipais que te levam, sentado, da (e te trazem de volta à) estação Armênia, em bem menos de 30 minutos, até, praticamente, a porta do evento, PERDEU!!!

Mas...

Quem foi (e portanto, além de querer, pode ir), com certeza curtiu!!

E por falar nestes últimos, eles/elas eram MUITOS!!!!





Surgiam de todos os lugares!!

 


E eu tive a sorte de prosear e interagir com vários que encontrei...

Seja
  • Nos diversos e super concorridos, concursos!! Onde encontrava com eles em movimento...




 
Ou parados, longe das luzes e (ou)...












Dentro delas (luzes)
























 






























































































  • E (os encontrava) passeando pelo resto do evento...

























































Alias, aproveitando a foto acima, tenho que contar também que, nestes dois dias, além de encontrar muita gente especial (muitos nem consegui registrar em imagem e, sei, que muitos mais e nem sequer vi, pois o local é grande e muito cheio!!), também conheci uma turminha batuta, de estudantes de rádio e tv, da Anhembi Morumbi (que estavam fazendo uma matéria sobre Cosplay)

 




E, também encontrei e reencontrei (em alguns casos) muitos amigos tradicionais e já clássicos aqui do OI...

 

 







No fim...

O relógio foi rodando, rodando, rodando...

O Evento foi esvaziando...







E o jeito foi aceitar que o fim de semana batuta estava acabando...

Agora é esperar pelo ano que vem e pela próxima edição!!

E...

Ah ha!! Acharam que eu não teria nenhuma reclamação/feedback/observação final não é mesmo!!!!??

"Se enganaram se!!!"

Pois bem...

Ano passado eu escrevia:
"Como última observação eu me permito, e me sinto na obrigação de, sugerir (de fora é fácil...tsc tsc) que, numa próxima vez, até se mantenham os palcos externos, gratuitos, ok, mas passem a cobrar (uma quantia justa) pela entrada no "evento interno" mais temático, dando, sei lá, gratuidade para quem estiver de cosplay (ou fantasiado), quem estiver com quem quem trouxer seu deck pra jogar, famílias completas com crianças, sei lá... Isto, esta seleção, evitará uma multidão sem objetivo, vagando por vagar enquanto o show x ou y não começa, deixará quem só quer "bater cabeça" feliz com a programação externa e, permitirá os que querem curtir toda a programação, mais temática, poder fazê-lo com mais qualidade..."
Pois bem, neste ano eu TENHO QUE continuar batendo na mesma tecla (já que a maioria das outras foi muito melhorada ou, até, solucionada) pois esta gratuidade GENERALIZADA, e estes "dois eventos em um", acabam sendo o estopim para muitos dos problemas que eu ainda enxergo e, outros tantos que, ainda bem, por pura sorte, não vi acontecer pois, como reparei e comentei (como problema) no passado (e mantenho tudo, hoje):
 "A mistura de públicos (em GRANDE quantidade) que, vez ou outra, gera algumas situações desnecessárias (e aqui não estou falando em classes sociais nem nada do tipo, estou falando em públicos específicos, mesmo, tipo quem só queria beber e "bater cabeça com as bandas", quem queria o evento como um todo, quem estava de cos, e quem entrou pq viu a porta aberta...)"
A gratuidade e a divisão do evento, gera esta mistura e proporciona uma porta de entrada (ou saída, ou "várias entradas e saídas descontroladas") para problemas e situações potenciais desnecessárias!

Fiquei realmente triste de ver (quando estava saindo, a pé, já bem tarde, em direção à Dutra, para pegar o Ônibus pra Sampa, junto com alguns fotógrafos), pelo caminho e (literalmente) pelo chão, duas ou três gurias, não sei se maiores de idade, com cosplay completo MEIO que largadas em típica cena de fim de festa/pós show...


Não podemos esquecer que dentro e fora do Adamastor OCORRIA o AGF 2017!! Tudo ali era responsa do mesmo evento!! Não sei como resolver esta questão, talvez, já que a gratuidade está no DNA do evento, a solução fosse fazer um único evento e, não dois em um (um interno e outro externo) assim o controle de tudo, estaria mais facilitado/centralizado e, para tanto, poderia se acabar com a área externa, ou trazê-la pra dentro ou realmente cercá-la, tornando-a interna tb...

  • Ah! Por falar em dificuldade de resolução, vale dizer que amei os dois dias, MAS a programação (na minha opinião) mereceria ser melhor pensada/trabalhada/dividida/valorizada e quantificada e, cito como exemplo simples, que: Entre o concurso cosplay e o resultado há de ocorrer atrações e situações que prendam o público no local (um show acústico, o desfile harajuku, sei lá...) caso contrário, o "grande encerramento do evento" é feito em um auditório já encerrado...


Sabendo que a organização lê, entende e até espera este feedback

Agora realmente me despeço!!

E deixo um...

Até breve (até a BGS 2017)













F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa