domingo, 7 de junho de 2015

Texto e imagens: Walmor Carvalho


E Domingo foi dia da Parada LGBT de São Paulo. E reparem que o nome é Parada LGBT e não "Parada Gay" como nossos coleguinhas de mídia têm colocado, por preguiça ou desonestidade.

Mas porque a ressalva no nome?

Porque a Parada está cada vez menos "Gay" e cada vez mais "LGBT", com o clima de festa "gay" cedendo cada vez mais espaço para a militância LGBT como um todo. E isso não é, de forma alguma, algo ruim.


O tema deste ano foi "Eu Nasci assim. Eu Cresci assim. Vou ser Sempre assim. Respeitem-me!", e cobrou acima de tudo o respeito, o fim da violência e a inclusão à população transexual.


Logo na coletiva de imprensa que precede a Parada, a organização cobrou o Prefeito Fernando Haddad sobre políticas de inclusão e o Governador Geraldo Alckmin sobre mais celeridade nas investigações sobre o caso de Verônica Bolina, desfigurada após ser presa pela Polícia Civil em Abril.



Na rua, o que se viu nos trios elétricos foi que a Parada, a cada ano que passa, está assumindo um caráter cada vez mais militante e político, em oposição à imagem institucionalizada de um evento puramente festivo. Foram cartazes, intervenções e pronunciamentos que atacaram principalmente a violência física, a intolerância religiosa e o retrocesso nas políticas públicas.



 Mas, apesar de tudo, a Parada LGBT ainda tem muito de "Gay" e o evento ainda é uma festa. A música, como sempre, foi ótima e o ambiente foi, em larga medida, saudável. No quesito atrações, Wanessa Camargo e o elenco da série, "Orange is the New Black", foram os principais destaques. Adolescentes e até algumas crianças foram vistas aqui e ali, posando para fotos.


Como nem tudo nessa vida é perfeito, infelizmente, o evento como um todo vem perdendo tamanho. Ano passado já tinha dado esta impressão, apesar do show de encerramento ter atraído um milhão de pessoas fácil, mas este ano a diminuição foi perceptível a olhos vistos.

A parada começou a caminhar horas antes do visto em outros anos, e apesar dos tapumes das obras da ciclofaixa na Paulista dificultarem uma estimativa, na Consolação eram visíveis buracos entre os trios elétricos. Também caiu como uma bomba a redução nos investimentos da Prefeitura destinados ao evento. Além de triste, é preocupante pra caramba pela importância da Parada para o Turismo da cidade e, acima de tudo, para a luta LGBT.


Porém, para a questão financeira há ainda uma luz no fim do túnel: Patrocínio privado. Tanto neste ano como no anterior, a Netflix entrou com uma boa grana (e inclusive trios elétricos) no evento, e a organização está correndo cada vez mais atrás deste filão.

Já sobre a mobilização, espero de coração que as próximas paradas voltem a ser atrativas para a população LGBT e para o grande público em geral. Eventos como este são mais do que dias de festa, são eventos importantíssimos de luta e pressão política. E a crescente veia ativista da Parada não pode se perder assim, não no momento que atravessamos.


Bom, por esse ano ficamos por aqui.

Forte abraço!
É...
Pois é...
Nesta estreia do espaço/programa:

"Proseando com o M.L.I"

Optamos por trazer/rever as falas de três figuras de destaque nas jornadas de 2013 que (seja no fim de 2014, seja nos primeiros dias de 2015), tiveram a gentileza de prosear conosco e colocar pra fora algumas expectativas e anseios para 2015, vamos ouvir?

Borandar e ouvir!!



Vitor Araújo
Fala concedida durante o Ato "Ferguson é Aqui"
18 de Dezembro de 2014 / Praça da República/SP



Érica Oliveira
Fala concedida durante a "Aula Pública: Tarifa Zero Já!"
05 de janeiro de 2015 / Vale do Anhangabaú/SP



Bruno Torturra
Fala concedida durante a "Aula Pública: Tarifa Zero Já!"
05 de janeiro de 2015 / Vale do Anhangabaú/SP



Batuta esta volta ao passado não é? Mesmo que seja um passado tão recente...

Gostaram? Que batuta!!

Até o próximo!!

Obs: Este será um espaço/programa/projeto, publicado sempre aos domingos, quando o relógio marcar 11h22. Inicialmente, os 4 primeiros programas, serão semanais (07, 14, 21 e 28 de junho), até para vocês irem se acostumando com ele mas, a partir de julho, ele passará a ser quinzenal... Qualquer mudança será avisada pois respeitamos muito a companhia de vocês (7 ou 8) que se esforçam em nos acompanhar!


F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa