terça-feira, 4 de novembro de 2014

Texto e Imagens: Ribas Machado


Um ano atrás eu escrevia, o texto abaixo, na coluna que havia sido convidado a criar e gerir no Coletivo GAAP (não escrevo mais lá, tem um tempo, mas a amizade com eles só aumentou...)

Resolvi comemorar o aniversário do texto, repetindo ele aqui, hoje, e colocando junto um presente, qual seja... Fotos da cobertura feita do ZOMBIE WALK de 2013 (dia 02 de novembro), onde fui pensando e digerindo a vontade de escrever o texto...

Espero que gostem!!

Até a próxima!!


(04 novembro 2013)
[GAPP COLUNA] OS ZUMBIS E OS ACÉFALOS!!

É... Pois é...
Imaginem quase 10 mil pessoas (sim, eu estava lá, esqueçam os “números oficiais”),muitas delas mascaradas, se manifestando por horas, muitas delas mascaradas, carregando faixas e cartazes, parando o trânsito de várias ruas do centro de São Paulo, assustando transeuntes pouco informados, carregando picaretas, espadas, facões e outras armas brancas, promovendo intervenções e ações diretas, (algumas) tragando drogas recreativas, (algumas) bebendo drogas lícitas, “sujando com tinta” paredes e pisos por onde passavam, subindo em muros, em bens públicos, até nas paredes do Teatro municipal... Imaginem, junto com esse grupo, membros da mídia independente com links ao vivo, membros do GAPP, punks, moradores de rua e outras pessoas e grupos que tem saído às ruas desde da revolta do vinagre em junho...

Agora imaginem o quadro acima, sem a presença de PMs, do Choque, força tática, de Helicópteros, cães, cavalos... Imaginem o grupo acima, não envelopado e ou revistado várias vezes (“para sua própria segurança” adoro essa desculpa hehehehehe)... Imaginem uns (no máximo) 10 GCMs cuidando de tudo isso...

Imaginaram?!? Então agora me digam... O que vocês acham (ou até “tem certeza”) que aconteceu no meio ou no fim dessa manifestação que “começou pacífica” (também adoro essa parte entre aspas hehehehehe), caos? Mortes? Derrubada de algum Governo?? Outras coisas trágicas do gênero??

É... Pois é...
Quem apostou em um fim trágico, muito provavelmente precisa de uma limpeza mental, precisa parar de levar tão a sério as mídias tradicionais e as falas de políticos que vivem da e pra próxima eleição... Pois o obtido no começo, no meio e no fim dessa manifestação, descrita no primeiro parágrafo, que não contou com a presença dos grupos do segundo (parágrafo), foi, simplesmente, PAZ, ALEGRIA, FESTA, MUITAS CENAS E FOTOS LEGAIS, FAMÍLIAS SE DIVERTINDO, PESSOAS TRANQUILAS BRINCANDO E SE MANIFESTANDO, enfim foi um dia de finados alegre e um Zombie Walk histórico!!

Mas Ribas, nas entrelinhas você quis dizer que a culpa de toda violência em manifestações diversas é da PM e (ou) dos politiqueiros (estaduais, municipais e federais) que fazem pressão para que os braços ostensivos tomem atitudes marginais para que a próxima eleição não seja atrapalhada???

Bom... Vc percebeu??? Sinal que leu até aqui... Batuta isso!!! Mas... Respondendo... Eu diria não e sim...

Não, porque imputar culpa a um único grupo (se não fosse único, não seria UM, mas deixa pra lá) é cair na armadilha que nos faz ver o mundo em P&B, que faz com que nos acomodemos escolhendo entre bem e mal, certo e errado... Não, porque é fato que desde a revolta do vinagre gente que GOSTA de causar desgraça pra si e pros demais tem visto nas manifestações um terreno fértil pra isso... Não, porque desde a revolta do vinagre, gente frustrada, medíocre, sem presente e passado, tem visto na moçada revoltada (com razão) uma possível fonte de futuro, tem visto uma possibilidade de tentar ser (parecer) alguém tendo a massa como cobertura... Não porque vemos oficias e praças agindo como se deve e, as vezes, até além do que se deve (vide, só pra facilitar a memória, pegando a última manifestação contra o iptu onde se vê em vídeo viral um oficial tirando uma PM exaltada com dedo em riste na cara de uma manifestante e evitando todo um tumulto desnecessário...)

Maaaaas....

SIM, porque, sem nenhuma dúvida, eu aposto e ganho que se por volta das 14h30 a praça do patriarca (lá foi a concentração do Zombie Walk) estivesse com centenas de fardados com cara de malvado (a), presentes “para garantir a segurança dos manifestantes” dando geral em todo mundo, dando ordens como se os civis fossem meros conscritos, humilhando quem não estivesse vestido ou se portando “como deve”, “detendo pra averiguação” (após uns 4 ou 5 acéfalos testarem seus cassetetes novos) quem ousasse ter opinião ou pedir direitos constitucionais e legais e, em seguida quando o que sobrasse do grupo resolvesse andar (permeados por integrantes da p2), devidamente envelopados e subjugados por um grupo formado por soldados fora de forma que no meio da caminhada (alguns e algumas) começam a ficar cansados e irritados fazendo pressão, cutucando manifestantes ou utilizando de gás e bombas desnecessárias em vez de diálogo, de modo a se conseguir um confronto, para poderem ir pra casa logo... Se tudo isso tivesse ocorrido, como ocorre regularmente desde junho, aí infelizmente a manifestação que TALVEZ teria CONSEGUIDO começar pacífica, com certeza não teria ter sido como foi..

A instituição PM não tem culpa, a instituição PM não é toda podre, eu diria até que como TODA profissão, apenas alguns poucos são o problema (problema este que reflete nos demais), mas infelizmente é um fato facilmente observado que os atos escolhidos ou ordenados por engravatados sem nenhuma noção de rua, não tem trazido nenhuma solução mas, sim, aumentado o problema!!!

Tomara que surja logo em sampa, em sp ou no planalto alguém que consiga explicar, para os altos escalões do poder, que este caminho escolhido por gênios de plantão, além de não estar evitando depredações e violências físicas, além de estar acabando com os manifestantes pacíficos (que tem se vestido de preto e se mascarado), além de estar causando vários problemas para toda a população e até estragando vidas de jovens (que já não conseguiam viver como queriam e mereciam) que, aos poucos, estão tendo que passar noites em delegacias e até em prisões por simples e INICIALMENTE buscarem uma vida, um Estado melhor e mais justo. Tomara que alguém consiga explicar e fazer as antas entenderem que tudo isso, repito, só tem aumentado o problema, os manifestantes, as pautas e a REAÇÃO violenta.

Será que nenhum dos assustados e perdidos governantes tem algum assessor mais jovem para explicar/contar que o CORONEL ESTÁ NU?



Vamos Às fotos/Cobertura do ZOMBIE WALK de 02 de novembro de 2013?
Vamos!!??

Eba!!!


Pra começar, vale informar que eu fui... 
Voltei... 
E não levei nenhuma mordida (só uns respingos de sangue na camisa heheheh) 
Definitivamente estou pronto para o apocalipse zumbi!

Informado isto (acima)
Informo agora que fui chegando pelo alto, observando e sacando a agressividade e a velocidade dos zumbis (detesto zumbis corredores) até pq estavam em uma área de velocidade reduzida... (dããã)


 

Depois de muito observar e me certificar que conseguiria andar no meio deles, desci e fui caminhando até a saída da "estação Anhangabaú" onde começou a experiência...

Acho que fiz dodói...


Vem meu ursinho querido, meu companheirinho, ursinho Pimpão...


Sempre tem um religioso catequizando a massa...

 

Opa!! Agora me senti mais seguro... Se bem que...
Deixa pra lá e vamos continuar andando, melhor não ficar parado aqui...


Os zumbis são os da esquerda tá?


Flagras do momento da transformação de alguns...


Transformados, contando as experiência da vida após a morte...



Transformados fazendo pose...
 Pose em família...


E por aí foi, até que a MANADA (sim, eu adoro TWD) resolveu andar rumo ao teatro municipal (andei junto pois se parasse poderia ser transformado...)

Chegando lá pude achar um novo grupo de caçadores...

Confesso que me senti mais seguro, principalmente com aquela "russa" da esquerda... (la la la)


Chegamos e eu cheguei também no Municipal...



A bruxa má do Oeste também apareceu...


Outros personagens e caçadores também...


Alguns bem moderninhos e conectados hehehe


Enfim, veio gente viu!! E não parava de chegar...


Aí já no final um zumbi começou a brincar com fogo...








E como ninguém urinou (fofa essa palavra né?) na calça e nada de mais ocorreu, passeei um pouco mais entre os mortos e fui embora, um pouco sujo, mas vivo...

Foi divertido e me fez pensar bastante em bastante coisa...

Até uma próxima vez (levando em conta que não fui, nem soube do ZW 2014)


F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa