sábado, 15 de agosto de 2015

Texto e Imagens: Cristiano de Assis


Olá pra vocês!


Esta foi a minha 2ª vez na...


E está sendo minha 1ª vez encabeçando uma publicação aqui no MLI então sejam gentis comigo, tá bom?

Explicações iniciais dadas, começo contando que eu estava lá como socorrista e como fotógrafo, como GAPP e como MLI e, principalmente, como ser humano (que entende que entre um ato assistencialista ou ato nenhum, a escolha a respeito de qual opção seguir acaba surgindo de forma bastante fácil...). Juntando tudo acabei colecionando e misturando imagens, impressões e sentimentos que passo a (tentar) narrar abaixo...

Pois bem, cheguei por volta das 13h00 achando que seria o primeiro a chegar, mas, não, já haviam voluntários e bastante doações (essa quantidade das fotos abaixo, até a hora de início, quase quintuplicou... Fiquei feliz!).




Fiz o que pude e o que precisava neste momento inicial e assim fui até que os voluntários subiram para a Sé (que já estava cheia de gente esperando) e começaram a montar o local de entrega...


Local este que foi cercado com uma fitinha plástica amarela que, devo dizer que não cercou muito...

(A fita, que devia estar contendo mais ou menos 200 pessoas. 
Sou péssimo com cálculos de pessoa por perímetro.)

Continuei acompanhando (e ajudando) na formação do local de entrega e pude reparar que  algumas filas foram formadas (não sei por quem), enquanto que outros (que esperavam) ficavam "agitando" perto do local das doações. Isto me causou um certo incomodo pois era visível certa desorganização inicial onde, antes mesmo de começar, enquanto alguns voluntários pediam um pouco de calma para quem buscava obter algo, outros davam qualquer coisa pedida sem o menor pudor ou controle. Sem mais, não fosse um ou outro que quisesse e conseguia pegar algo e sair andando, tudo seguia sem grandes problemas. 
Não entendam isto como algo crítico, simplesmente era o que estava visível neste início e, como é possível ver na imagem abaixo, era difícil ocorrer de forma diferente... 

Mas o tempo foi passando...


Os voluntários foram recompondo o ambiente...


E tudo foi se acalmando...


Se organizando...



E as doações começaram a fluir com mais método e tranquilidade









As crianças foram um show a parte!


Quiseram ajudar e ajudaram na distribuição


Quiseram ajudar e ajudaram na organização


(Essa pequena voluntária aparentava ser muito mais madura e 
objetiva do que eu diria vendo apenas por sua idade. Sua tenacidade 
era notável. Nessa foto, ajuda a pequena de 4 anos a verificar se 
uma peça de roupa irá caber.)


Esperavam tranquilas...


E eram lindas!!




(Esta pequenina da foto acima tem 4 anos e é encantadora. 
Muito madura, chegou com um corte de uns 4mm de faca no dedo 
e recebeu a limpeza e curativo no local sem fazer um barulho. 
Ao final, falou que não doeu e que estava bem. Perguntei se tinha um 
adulto com ela, para levá-la ao hospital, porém não). 


Passadas e organizadas as questões iniciais, tudo foi caminhando bem até as 17h00


 (Quase 17 horas. O sol começa a se pôr e o aspecto 
da atmosfera assume uma forma onírica.)

Quando a OP fisicamente acabou...(embora eu ainda a carregue comigo neste momento em que escrevo e revejo as fotos)

Como destaques finais quero citar a Dona Luisa que foi um anjo. Trouxe todo o material que um socorrista poderia desejar e ainda prestou auxílio.  Teve um momento que ela pegou uma sacola enorme e saiu pela área da concentração recolhendo o lixo dos atendimentos e da galera que comia os lanches doados. Estou apaixonado por ela.




O Pessoal do GAPP (grupo que tenho orgulho de fazer parte)





Toda a organização, que faz de tudo para proporcionar momentos especiais para pessoas que vivem uma vida tão sofrida.



(Na foto acima, uma das voluntárias pega os dados de 
um garoto visivelmente alterado e ferido, que dizia estar 
passando muito mal) 

E foi isso...
Por hoje, deixo vocês com uma imagem amena do resgatado "Vader", descansando...

 

E vou descansar também!


Até uma próxima vez!


Texto e imagens: Ribas Machado
Imagens: Luly Fernandez


Bom, então...
Se você, ontem (dia 14 de agosto de 2015) ficou parada/parado no trânsito, a noite, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, saiba que foi por uma boa razão...


Não! Os povos indígenas do BRASIL não estavam se manifestando pela redução da passagem de ônibus, ou pelo Passe Livre, não...

Na verdade em pleno 2015 eles ainda sofrem e lutam contra uma série de pautas muito sérias e, infelizmente muito tristes e, justamente em função disto, ontem ocorreu o:


Como o próprio texto do evento explicava:
"Nos 20 anos da instituição do 09 de Agosto como Dia Internacional dos Povos Indígenas, nossas organizações, a Articulação dos Povos indígenas do Brasil (Apib), a Comissão Guarani Yvyrupa - CGY e a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste) convocam ato na sexta-feira (14/08) às 16H30 no Vão Livre do MASP, Avenida Paulista, para marcar a data como mais um dia de luta na vida dos povos indígenas do Brasil.

Mais do que comemorar a conquista de um dia internacional, o ato é uma forma de denunciarmos os ataques sistemáticos do Estado brasileiro aos direitos dos povos indígenas. Após 26 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, continua a paralisação das demarcações no poder executivo e o consequente agravamento dos conflitos e da violência contra os povos indígenas. No judiciário, avançam interpretações reducionistas da ocupação tradicional dos territórios, revisando direitos consolidados pela Constituição Federal. No Congresso Nacional se intensificam os ataques através de Projetos de Lei e Propostas de Emenda Constitucional, que buscam impedir a demarcação ou rever regularizações consolidadas, em favor da permanência de invasores, da abertura das terras indígenas para a exploração da iniciativa privada e implantação de grandes empreendimentos.

Após lideranças da APIB denunciarem na sede da ONU em Genebra os frequentes ataques do Estado brasileiro aos direitos dos povos indígenas, nessa última terça-feira (11/08) fomos noticiados de mais uma tentativa de acabar com nossos direitos movida pelos políticos representantes dos interesses de grandes empresários. Noticiadas como um pacto do Governo Federal com o Senado, encabeçado por Renan Calheiros, as propostas falam em revisão dos marcos jurídicos que regulam áreas indígenas para compatibilizá-las com atividades produtivas, simplificação no licenciamento ambiental para obras estruturantes do PAC, revisão do marco jurídico do setor de mineração, além de outras que certamente afetarão os direitos dos povos indígenas e outras populações tradicionais.

As mais de 150 lideranças indígenas de todo o Brasil, em São Paulo por ocasião do II Fórum Nacional das Culturas Indígenas, estarão nas ruas em apoio à luta dos Guarani Mbya do município de São Paulo pela portaria declaratória de demarcação da Terra Indígena Tenondé Porã e pela garantia da efetivação dos direitos originários na Terra Indígena Jaraguá, já demarcada pelo Ministério da Justiça, e que aguarda a demarcação física da área pela FUNAI.

Lembraremos que nos quatro cantos do país os povos indígenas resistem. O agravamento da violência contra os Guarani e Kaiowá por parte de pistoleiros a serviço de fazendeiros no Mato Grosso do Sul, o assassinato de lideranças Kaapor por madeireiros no Maranhão, os atentados armados contra lideranças Kaingang no Rio Grande do Sul, nada disso pode nos calar.

Diante de todos os ataques e carregando uma longa história de resistência indígena, no dia 14/08, às 16H30 estaremos no Vão Livre do MASP, Avenida Paulista, demonstrando que juntos somos muitos e não aceitaremos perder nossos direitos tão duramente conquistados por nossos antepassados."

Aí eu pergunto, dava pra ficar em casa? dava pra não ir ouvir o máximo do que eles tinham a dizer?

Pois é... Não dava e, lá fomos eu e a Luly pro MASP, acompanhar o evento...

Vale dizer que não foi uma tarefa muito fácil, vínhamos nós no sentido Paraíso/Consolação, caminhando pela calçada (do lado do MASP) e quase na esquina (antes do MASP -masp, masp, masp masp, quanto eco Ribas!!! Menos!!!!-) tivemos que passar no meio de um punhado de senhores e senhora com megafone, fantasiados com roupas camufladas, defendendo a intervenção militar e chamando para o ato de domingo próximo, dia 16 (vulgo, amanhã), prefiro respeitar e não comentar nada mais além disso, vai que é doença não é mesmo...

Passamos por eles, amedrontados com a ideia de que eles tivessem assustado os índios, mas o medo logo passou, quando alguns passos em frente, olhamos para dentro do vão livre e lá estava o início do ato indígena (sim, chegamos na hora...)


Entramos no vão crentes que iríamos ter os primeiros contatos com o evento, quando surge (literalmente) um sujeito na nossa frente...

Antes de entendermos bem o que era mais este obstáculo, o rapaz se oferece para fazer alguns truques de mágica para nós (eu adoro mágica heheheh) paramos e ficamos assistindo... E não é que o sujeito era muito bom!!


Como vocês devem ter visto, ele se chama "O Nômade" e quem quiser o contato dele pra festas e eventos, mande e.mail para nomadeace@gmail.com (não vamos ganhar nada com isso, mas, ele, como todos os BONS artistas da rua, merecem divulgação sempre, por aqui)

Após o pocket show (que, repito, gostei muito e mesmo sendo um estudioso do tema, não saquei os truques)

Conseguimos finalmente avançar para o evento...

Fomos vendo as faixas, cartazes...




 
 



Que foram servindo de decoração para a grande Geodésia montada lá no vão...


 

Geodésia, está, que serviu de local para muitos pronunciamentos...






 Atos, danças, cantos...





E tudo seguia correndo muito bem, enquanto o tempo ía passando e mais e mais etnias iam chegando no vão livre do MASP (sim, vocês leram bem, etniaS... Tinham povos de vários locais e Estados do nosso País, a riqueza de culturas era enorme!!)

Entre um pronunciamento, uma dança, uma conversa aqui, outra ali, fui encontrando coleguinhas, conhecidas, conhecidos, e lideranças Guaranis de outros eventos...

Tais lideranças, sempre gentis e brincalhões (como quase todo Guarani) arrumaram um espaço (como sempre fazem para conosco) nos seus atos como lideranças...

 Ou em seus momentos de raro descanso...


Para falar um pouco conosco (com vcs) e dar um recado, como vocês podem ver abaixo na fala do Trio:


 




Entre um registro e outro, as conversas iam fluindo, mais etnias chegavam e gentilmente davam um recado para o MLI...



Mais conhecidas e conhecidos apareciam (Até o Walmor deu o ar da graça hehe) e, aos poucos, já por volta das 19h00, os povos e as individualidades começaram a se agrupar...





Começaram a fechar a Avenida Paulista (primeiro as duas pistas, depois só a pista sentido Paraíso/Consolação)


E saíram em caminhada rumo à Consolação...

Momento em que (por volta das 19h20), desejamos sorte ao (grande) grupo e colocamos o pé na estrada rumo a outras obrigações marcadas que não podiam ser colocadas de lado...



Vale informar que a caminhada foi tranquila, até pq não se viu a PM, e suas tropas, por perto...

E, segundo apurado, só teve um pequenino problema com um motoboy mais stressado/apressado (problema logo resolvido).

Vale contar também que tivemos várias promessas feitas por coleguinhas, no sentido de que podíamos ir embora tranquilos pois eles nos mandariam relatos e imagens da caminhada mas, como vocês devem saber, o dia de hoje (dia 15 ago 2015) foi muito abarrotado de eventos e amanhã (16 ago 2015) tem o ato na Paulista da dita ou preconceituada Direita, portanto o silêncio destes é plenamente normal...

Caso o silêncio seja quebrado e as imagens/relatos apareçam, aqui eles serão publicados, caso não, fica a dica: Tentem ir no próximo ato/evento/manifestação indígena que vocês souberem, pois, além deles merecerem TODO O APOIO, vale dizer que ao vivo, interagindo, é muito mais batuta!! 

Você até sai todo esfumaçado hehehhe Mas vale muito a pena!!

Até a próxima (que será domingo)

Borandar!!






















F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa