quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Texto: Ribas Machado         
Vídeos: Colhidos do Youtube


É...
Pois é...
Ho ho ho (só pra entrar no clima)

Estava eu, belo e formoso, zapeando o Facebook, quando "recebi do Mídia Ativista Arrow Collins" (aspas pois quem me enviou foi o Facebook e seus robots, mas isso é detalhe...) o vídeo abaixo (que é do natal do ano passado, ano quente que instigou muita gente e muitos coletivos a irem além do que se podia ir dentro de suas caixinhas...)


Ao assistir, fui remetido à minha adolescência, show do Toy Dolls (com Skin subindo no palco e socando o vocalista), Titãs (na fase mais pura), Fonseca´s Gang (hehehe) LPs dos Garotos Podres, Ratos de Porão, Ácido Plástico (uma balada punk construída dentro de uma Igreja abandonada) e, após este revival, comecei a pensar o que não é novidade (pra mim), mas mesmo assim você pode ter esquecido ou nunca ter "ligado o nome a pessoa"...

Me refiro às duas técnicas/estratégias clássicas para estímulo do consumismo/capitalismo ruim (sim, existe um capitalismo bom...) ou seja:
  • Obsolescência percebida: É a condição que ocorre a um produto que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado (sabe quando o seu celular não consegue mais se conectar à rede 4g e nenhuma operadora continua investindo mais em ampliar a rede 3g?? Pois é...).
  • Obsolescência programada: Quando um produto é desenvolvido, fabricado e distribuído propositalmente de forma que se torne obsoleto ou não funcional rapidamente, com o intuito de forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto (sabe quando após pagar a última prestação o aparelho para de funcionar e você descobre que sai mais barato comprar um novo do que consertar??? Pois é...)
Ainda com a música e estas lembranças/pensamentos na cabeça, estando há poucas horas da madrugada do dia 25 dez 2014, lembrei do Papai Noel, fiz a devida associação/complementação com as técnicas apresentadas acima e descobri mais uma razão pra não gostar do "Natal Vermelho" (que não tem nada a ver com a DENTA, muito embora eu tenha certeza que ela e seu partido conhecem bem estas técnicas acima, mas em 12 anos nada fizeram de realmente efetivo para coibi-las), muito embora eu goste bastante do Natal Cristão...

Até a próxima!! (quando ela vier) E Feliz Natal (pra quem é de Natal ou tenham uma noite feliz, pra quem é da noite!!)

P.S1: Vc não entendeu a relação exposta no título???? Hm  pense mais um pouquinho ou então corra pra comprar, comprar, comprar o que o Papai Noel mandar, afinal NATAL é presentear as pessoas né!?!

P.S2: Já falei, aqui no blog, que o Mosteiro de São Bento (no centro de Sampa) tem uma Missa do Galo com canto Gregoriano, linda??? Ah ta...

P.S3: Lido, ouvido, relacionado, compreendido, sacado (ou não...) esqueçam por algumas horas o texto acima e bora entrar no clima!!!!




F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa