quinta-feira, 11 de junho de 2015

Texto e imagens: Walmor Carvalho



Em 31 de Julho de 2014, segundo apuramos, os pichadores Alex Dalla Vecchia (Jets) e Ailton dos Santos (Anormal) combinaram de tentar entrar no Edifício Windsor, na Zona Leste, para chegar até o terraço e deixar sua marca, mal sabiam que se tornaram mais uma estatística de mortes por policiais em São Paulo.

A versão da polícia é a de que os dois foram surpreendidos enquanto assaltavam os apartamentos e morreram após troca de tiros. A versão que ganha cada vez mais força com as investigações, porém, é a de execução sumária. Cinco policiais do 21º Batalhão estão respondendo a processo e já tiveram a prisão preventiva decretada e revogada umas duas vezes.

A reação da comunidade do picho em São Paulo foi rápida, e em 8 de Agosto do mesmo ano foi organizado um ato histórico, organizado exclusivamente pelo pessoal da pichação da capital. Foram cerca de 150 pessoas num ato belíssimo que percorreu as ruas do centro da capital e uniu pichadores de todos os grupos da capital - um fato raro, já que vários grupos possuem rixas entre si.

Recentemente, em entrevista, os cinco policiais se colocaram como "as verdadeiras vitimas" do caso e sustentaram sua versão, após serem soltos novamente da prisão provisória. E, mais uma vez, a comunidade do picho voltou as ruas não apenas para lembrar seus mortos, mas para reforçar o clamor por justiça.

Se o primeiro ato foi marcado pela presença de diversos pichadores e grifes (como se chamam as uniões de pichadores diferentes), o de ontem a noite foi mais reservado. Estiveram presentes principalmente familiares e amigos próximos, com a grife OS RGS (da qual Alex e Ailton eram membros) usando camisas em homenagem aos colegas.


O ato foi breve, se concentrando ao lado da Galeria Olido (o point tradicional dos pichadores no centro da capital)


E seguindo em passeata pela 24 de Maio até o Teatro Municipal, entoando palavras de ordem por justiça e contra a Polícia Militar.



Na concentração, várias faixas e folhinhas pichadas circularam entre os presentes, que fizeram suas homenagens.


A parte mais marcante do ato foi quando pararam o cruzamento entre o Viaduto do Chá e a Xavier de Toledo com faixas, o que causou um bom trânsito e atritos com alguns motoristas. Policiais do patrulhamento no centro e motos da CET chegaram a dar as caras, mas se limitaram a acompanhar o ato à distância.


O ato dali então seguiu pela Praça Ramos e o Largo do Paysandu, e se encerrou onde começou.

Fica o Relato!
Até a próxima!


Coluna: Machadadas     
Autor: Ribas Machado



Olá!
Aproveitando a calmaria pré eventos de amanhã e de depois (que estaremos na rua cobrindo, tanto os do dia 12 quanto o do dia 13) e aproveitando a semana (que foi bem calma) pude matar a curiosidade e conhecer uma série de TV (que não tinha tido tempo de conhecer) e, com este "assassinato", acabei lembrando de outras duas bem batutas e com temática que vai ao encontro de muitos(as) que passam por aqui e (ou) que são protagonistas das nossas coberturas...

Isto feito, como amo seriados e como amo "top 3/5/10", segue abaixo uma relação batuta de seriados que você leitor(a) assíduo(a) do blog deveria conhecer (se não conhece e se não tem nenhum dogma de fé que o proíba de ver seriados "enlatados" hehe)...

Me refiro a:
  1. Tyrant 
  2. Aquarius
  3. Mr. Robot
- Na primeira (Tyrant -link no IMDB-), temos o dia a dia de uma Ditadura fictícia do Oriente Médio que entra em colapso, no melhor estilo da Primavera Árabe, quando da morte do Ditador (pai) e posse de um dos filhos. Evidentemente, até pelo formato em que a história é apresentada (seriado), acabamos tendo alguns temperos e tensões típicas de um romance, mas, seja como for, é muito interessante a relação entre os irmãos (são dois, um que morava no País e outro que morava nos EUA mas veio para o velório do Pai), a relação dos manifestantes, as manifestações, as ações que a ditadura "permite", as traições (boas e más) e todas as reviravoltas bem montadinhas... (Vale dizer que a segunda temporada está para começar...).

- A segunda (Aquarius -link no IMDB-), com uma mistura de realidade e ficção, ambientada na década de 60, narra uma historia envolvendo uma investigação/busca por uma menina de 16 anos "abduzida" pelo culto de Charlie Mason. Quem não quiser ficar seguindo o seriado aconselho (novamente) o filme Helter Skelter, que acaba mostrando/trazendo a mesma mensagem que gosto sempre de mostrar/trazer, qual seja, o perigo de se ficar aderindo a qualquer grupo, coletivo, seita, religião, romance o perigo que a moçada (e até muitos adultos) correm quando "precisam" de aceitação, precisam de pertencimento... Vale a pena assistir e pensar a respeito.

- E, por fim, a terceira (Mr. Robot -link no IMDB-) que, em tese, ainda nem estreou, que deixou um final (não vou contar), do episódio solto na net (creio que propositalmente), que tanto poderá destruir a "seriedade" da série quanto torná-la uma maravilha e, que trata/tratará do dia a dia de um grupo de hackers anarquistas e anti imperialistas (sinceramente estou apostando neste seriado, e gostei muito de grande parte do episódio de estreia).


É isso...
De resto, até a próxima e até amanhã e sábado se estiver pelas ruas ou voltar por aqui!


Obs: Vale registrar que não apoiamos, fomentamos, induzimos à Pirataria, até pq, tudo está na net, basta saber procurar... Não há nenhuma razão para alimentar um COMÉRCIO paralelo que dentre outras (muitas) coisas alimenta, por exemplo, o sofrimento do povo Mexicano e o desaparecimento dos 43 de Ayotzinapa (quem é entendedor, entenderá). Não estamos julgando o ambulante, desempregado, que fica com os dvds no chão das esquinas, pra poder se alimentar, viver, sobreviver, mas, sim... (quem é entendedor, entenderá)







F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa