domingo, 14 de fevereiro de 2016

Coluna: Pé no Asfalto
Autor: Walmor Carvalho

Com o fim do Carnaval chegando (a data oficial mesmo acabou nesta Quarta), a rua segue firme em manter o espírito vivo por mais alguns fins de semana. Especialmente neste fim de semana, o bloco "Unidos do Swing" organizou um cortejo de despedida para a data na Avenida Paulista, e palavras não descrevem a maravilhosa mistura de marchinhas, jazz clássico e dança Swing que colocam um sorriso no rosto de qualquer um. A dança merece um destaque a parte, já que a trupe do Bloco esteve surpreendente a ponto de fazer alguns membros da audiência soltarem a cintura. 

A quem se interessar, o grupo costuma ensaiar e dar aulinhas de musica embaixo do vão do MASP, algumas vezes por semana.

Sem mais delongas, às fotos:















E se pensam que meu Carnaval acabou, se enganam. A minha saideira é na sexta que vem, com o arrastão do CORO DE CARCARÁS.

Nos vemos lá.

Abraços e até mais.
Texto e Imagens: Ribas Machado
Imagens: Letícia Aishiteru
Imagens (Japão): Ragmar Waki Waki
Agradecimentos: Fotógrafa Luciana Fogo


É...
Pois é... Não dá pra falar em cultura Geek, em cultura Nerd, em cultura Cosplay/Animes/Manga, em cultura oriental até, sem falar nos Maid Cafés!!

Ainda mais quando vemos que na tradicional região do Aklhabara... (Que é a Jerusalém/Meca/Olimpo dos cosplayers e gamers)




Até (algumas das) guias turísticas do bairro se vestem de Maids!!



E se já não bastassem estas Maids "fakes", vale registrar também que não é difícil (pelo menos para nossa correspondente local, Ragmar Waki Waki, semanas atrás, não o foi) encontrar Maids reais indo trabalhar e (ou) andando pra lá e pra cá...


Por estas e muitas outras (como por exemplo a simpatia e solicitude da patota da Chest of Wonders, sempre falando/interagindo conosco nas coberturas que fazemos desde o Geektion)


 Que não poderíamos perder (por mais que tivessem outros eventos bem batutas na mesma data) o...


E, já que não podíamos, obedecemos e não perdemos...

Querem saber como foi?

Então borandar!!!!

Começo contando que a forma de chegar, ensinada no evento era boa, mas acabava sendo melhor seguir pelo terminal bandeira (de onde saía um ônibus que praticamente deixava na porta do local do evento...).

Assim o fiz...


O problema é que era domingo e o ônibus (aparentemente) só passava de hora em hora então acabei ficando uns 45 minutos no ponto, até que deu 10h59 e veio o aviso no monitor...


Seguido da chegada do ônibus (11h01) que, também por ser domingo e não ter trânsito, 11h30 em ponto, estava me deixando na rua do evento...


Aí foi atravessar a avenida...


Andar um pouco e, por volta das 11h37, avistar a fila de acesso ao "maid café".


O problema é que as Maids, por questões várias que não vem ao caso, tiveram um problema inicial que gerou um problema para a abertura da casa e, com isto, o público do evento, já presente em grande número, diante de toda problemática ficou do lado de fora (no sol)...

Isto não foi batuta, é verdade, e fez com que algumas pessoas acabassem desanimando e seguindo rumo a outros eventos que estavam ocorrendo no dia (na minha opinião eles perderam, mas...)


Isto (pelo que entendi) não foi culpa das Maids (que acabaram surpreendidas com algumas situações que fugiam ao seu controle) mas, para uma próxima edição seria supimpa elas já se prepararem para este imprevisto (com distribuição de água ou mini Fraps, com buttlers e maids indo vender coisas na fila -como ocorre nos eventos- e/ou com buttlers e maids tocando lá fora, se apresentando com mágicas, sei lá...). Seria bom um plano B na manga até para evitar cair na mesmice desrespeitosa (no caso delas sem querer) de não ser MAIS UM EVENTO com fila monstruosa esquecida/largada na entrada...


Tempo passou, "incêndio foi apagado" e 12h22 a entrada foi aberta e o evento "começou a começar"


Aqui teve mais um gargalo, pois a forma de recepção estava montada/idealizada para ser diferenciada (entrada/acesso em grupos de 5 ou 6 pessoas que após receberem sua comanda, escolhiam sua maid ou seu buttler e por eles eram levados para as mesas) e apresentada à pessoas descansadas, leves, abertas à experiência e felizes.

Porém, não podemos esquecer que estas pessoas já tinham ficado quase uma hora lá fora e, portanto já estavam cansadas, com sede e fome...

Mesmo assim, tudo foi correndo bem e 12h56 eu já estava dentro da área do evento e já na mesa de recepção



Seguindo 12h58 para a minha mesa...


Conduzido pela simpática Maid Haru (que aparece na foto abaixo levando outro grupo para sua mesa)


Após um período de acomodação, por volta das 13h30 o evento "começou formalmente", devidamente puxado/tocado/conduzido por uma apresentadora, uma mestra de cerimônias que entendia da função e que foi animando o público com brincadeiras...


Intercaladas por apresentações de buttlers e maids que surgiam para demonstrar seus dons...


Enquanto nós (o público) éramos (bem) servidos frente às nossas escolhas...


Escolhas estas, facilitadas por um cardápio muito bem feito e bastante variado


Alias por falar em variação, segue aqui uma estrelinha dourada para quem teve o cuidado de colocar no cardápio opções veganas!!!!!!

Parabéns mesmo!!!


E com isto o tempo foi passando




O cansaço, sol e espera inicial sendo esquecida...


E, enquanto eu ía acompanhando o desenrolar dentro do salão, a  fotógrafa Letícia Aishiteru (que, hoje, me acompanhou na cobertura) aproveitou para registrar alguns momentos e pessoas presentes pelo evento...













Então, tivemos um momento de declarações de amor (que optei por não gravar pois não poderíamos prever a reação dos que as recebiam)






 


Que, dentre todas, uma, em especial, muito me emocionou, qual seja a de um filho para sua mãe!!!!! 

E tudo foi seguindo de forma tranquila, leve e feliz...


Até que, por volta das 15h45, opções do cardápio começaram a demorar (pois o evento encheu bastante, aparentemente, muito mais do que o esperado) fazendo com que algumas pessoas, com fome, optassem por tentar se alimentar de coleguinhas (trazidos algemados, talvez já como prevenção de uma possível falta do prato predileto...)


Mas nenhum tipo de canibalismo ou apocalipse zumbi ocorreu pois, como eu disse e frisei, as opções começaram a demorar, mas CHEGAVAM (acalmando e alegrando os mais famintos)


Então, 16h00 cravadas e, começa o concurso de cosplay (categoria Desfile) valendo como 1ª etapa do...


Circuito este que (pelo que entendi) a partir de hoje, construirá um ranking que valerá até novembro quando teremos a entrega do prêmio principal... (pretendemos lá estar cobrindo se conseguirmos escapar de virar comida).

Pois bem, jurados a postos...


E começa a luta pelos três troféus...


E por um bom lugar no ranking que, hoje, como dissemos, estava sendo aberto













Desfile finalizado, chegou a hora de conhecermos, um pouco, os jurados...




Achei bem bacana esta apresentação e ficam os parabéns para a Mestra de Cerimônias!

Após as apresentações o clima continuava de festa, com os participantes interagindo numa boa, sem rivalidade...


E, como festa tem que ter música...

Aqui, não faltou o som de violinos (sim, eu sei que no vídeo só tem UM violino, mas tenham paciência, pois mais embaixo verão outros...)


Apuração iniciada, resolvi levantar da mesa (um pouco incomodado pois acabamos montando um grupo supimpa, com papo batuta em volta de duas mesas que juntamos) e sair pelo local do evento, conversando e fazendo alguns registros...






Até que por volta das 18h05 voltei correndo pra mesa pois estava pra começar o desfile/concurso de maids e buttlers...







Querem algumas fotos?

Tá bom ué...






Concurso findo, lá fui eu passear de novo...



E TENTAR iniciar uma série batuta de fotos...


Digo tentar pois 18h31 precisei (precisamos) voltar para as mesas pois seriam anunciados os resultados...

Primeiro do desfile de cosplays...




Que teve como vencedor um concorrente (para alguns apenas fantasiado e, não de cosplay, mas) com vitória, para mim, merecida, nem tanto pela "dificuldade" do traje ou pela "fidelidade a um personagem" específico mas, sim, pela sacada de se vestir como um rico senhor vitoriano, justamente, EM UM EVENTO DE MAIDS!!! O que fez com que ele compusesse perfeitamente o cenário, o quadro, o filme...



E em seguida veio o resultado do Desfile de maids e buttlers




Resultado este que eu não consigo julgar como certo ou errado mas que, visualmente, em nada me incomodou como em nada me incomodaria se outro ele fosse...

18h42 Resultados dados, parte do povo já indo embora, outra parte assistindo algumas brincadeiras e jogos dentro do salão, enquanto que um terceiro grupo interagia fora do salão...





Aproveitando este momento mais leve e descompromissado, 18h50 tive o prazer de ouvir os irmãos Leonel e Gabriela, responsáveis pela Anime Fair (e pelo Ranking, hoje, iniciado)

  • Obs: Por falar no ranking (que, salvo mudanças que informaremos, terá sua segunda etapa dia 26 de junho no Anime Fair Embu), ele está assim:

01    Vitor C.          89,0
02    Larissa F.       88,0
03    Tabita R.        87,0
04    Nycollas V.    78,0
05    Enzo S.           73,0
06    Leonardo R.   70,4
07    Marcelo L.     60,5
08    Gabriela G.    56,0
09    Kallew S.       55,0
10   Rafael K.        47,5
11   Philipe A.       46,0
12   Vinicius M.     45,9

Fiz registros das maids e dos buttlers






E, 19h17, pude ouvir a Maid Kath que fez um balanço do dia...


Seguido de uma audição final de violinos para aliviar o caminho de volta...


E, por fim...


Fim!

Até a próxima (que, caso venha a ocorrer, eu lá estarei pois, mesmo com os problemas surgidos nesta primeira versão física de um Maid Café, em São Paulo,o clima estava mágico e o dia passou até rápido demais...-PENA-)


F.A.Q.

FAQ (tchau O.I. oi Nerd na Trip)

Agora que consegui sentar e sossegar bora tirar dúvidas da patota...

Quer saber as novidades em 1ª mão???

Arquivo de Viagem

Pesquisar este blog

Popular Posts

Wikipedia

Resultados da pesquisa